Narrativa - 1
O papel da escola na minha formação de leitora
A lembrança mais antiga que tenho envolvendo a leitura é uma tarde numa creche, na qual a professora estava lendo uma história para mim e as outras crianças sobre um lobo malvado e uma frágil menininha de capuz vermelho, que no futuro eu saberia se tratar da história da Chapeuzinho Vermelho.
A lembrança mais antiga que tenho envolvendo a leitura é uma tarde numa creche, na qual a professora estava lendo uma história para mim e as outras crianças sobre um lobo malvado e uma frágil menininha de capuz vermelho, que no futuro eu saberia se tratar da história da Chapeuzinho Vermelho.
Depois
disso, infelizmente tenho poucas recordações escolares envolvendo a
leitura além das didáticas, pois toda minha vida escolar
girou em torno do aprendizado de regras gramaticais e pouca ou nenhuma leitura. Entretanto,
apesar da falta de estímulo recebido, sempre gostei de ler e fiz
deste um ato presente em minha vida. Por isso, sempre frequentava a
biblioteca escolar, quando havia uma, e pedia livros emprestados aos meus colegas
sempre que tinha oportunidade.
Hoje,
refletindo sobre a influência escolar na minha formação de
leitura, chego a conclusão que a escola deixou muito a desejar e foi
muito pouco relevante nesse processo. E vou além, percebo que
isso repercutiu ao longo da minha formação de forma negativa, visto
que embora sempre tenha gostado de ler, somente após as discussões
e reflexões empreendidas ao longo da minha vivência na
universidade, pude me perceber na formação de uma leitora crítica
reflexiva.
Comentários
Postar um comentário