Narrativa - 1

                        O papel da escola na minha formação de leitora

A lembrança mais antiga que tenho envolvendo a leitura é uma tarde numa creche, na qual a professora estava lendo uma história para mim e as outras crianças sobre um lobo malvado e uma frágil menininha de capuz vermelho, que no futuro eu saberia se tratar da história da Chapeuzinho Vermelho. 
Depois disso, infelizmente tenho poucas recordações escolares envolvendo a leitura além das didáticas, pois toda minha vida escolar girou em torno do aprendizado de regras gramaticais e pouca ou nenhuma leitura. Entretanto, apesar da falta de estímulo recebido, sempre gostei de ler e fiz deste um ato presente em minha vida. Por isso, sempre frequentava a biblioteca escolar, quando havia uma, e pedia livros emprestados aos meus colegas sempre que tinha oportunidade.
Hoje, refletindo sobre a influência escolar na minha formação de leitura, chego a conclusão que a escola deixou muito a desejar e foi muito pouco relevante nesse processo. E vou além, percebo que isso repercutiu ao longo da minha formação de forma negativa, visto que embora sempre tenha gostado de ler, somente após as discussões e reflexões empreendidas ao longo da minha vivência na universidade, pude me perceber na formação de uma leitora crítica reflexiva.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha

Diário de Bordo - Aula 9